Carazinho recebe capacitação pedagógica com a Escolinha de Trânsito Kopp

O Departamento Municipal de Trânsito (DMT), da cidade de Carazinho/RS, recebeu nesta terça-feira (26), a Pedagoga da Kopp Tecnologia, Semia Arruda. Objetivando preparar os profissionais para explorarem pedagogicamente o material da Escolinha de Trânsito, a pedagoga coordenou um grupo de agentes de trânsito sobre como realizar este trabalho de maneira dinâmica e eficiente. “A finalidade do encontro é elaborar atividades que sejam atrativas e que tenham um cunho pedagógico, promovendo o aprendizado mesmo na hora da diversão”, coloca Semia.

A EMEF Getúlio Vargas foi convidada para experienciar atividades com a Pedagoga e conhecer um pouco mais do trabalho dos Agentes de Trânsito.

A partir do dia cinco de agosto o Departamento de Trânsito dará o pontapé inicial aos trabalhos do Projeto com a Escolinha de Trânsito Kopp. Intitulado “Sementinha para o amanhã”, a equipe receberá nas dependências do Departamento, semanalmente as quartas-feiras, crianças das escolas municipais, estaduais e particulares de Carazinho.

A Kopp, que está sempre investindo na Educação para o Trânsito, já confirmou presença para o dia cinco de agosto e acompanhará de perto a esta caminhada, oferecendo o suporte didático-pedagógico. Parabenizamos o Diretor de Trânsito Jonatan Carpes e aos Agentes empenhados em realizar este importante trabalho.

Dia do Desafio 2015: Você se mexe e o mundo mexe junto

Hoje (27/05) está sendo realizado mundialmente o Dia do Desafio, uma competição saudável entre cidades, onde a qualidade de vida e o bem-estar social são o maior prêmio. Com 100% de adesão dos municípios do Rio Grande do Sul, todas as 497 cidades gaúchas estão participando do evento, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc. O movimento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Os funcionários da Kopp iniciaram a rotina de trabalho de forma diferente, pelo segundo ano consecutivo, se mexeram para apoiar a ideia. Com a organização do Sesc e da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, foram realizadas atividades no saguão da empresa, através da interação e do movimento dos funcionários o objetivo é estimular a prática de atividades físicas diariamente.

Confira as fotos das atividades.

Direção e celular: comportamento que não combina

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir falando ao celular é considerado uma infração média, equivalente a jogar lixo na rua ou andar com o braço para fora da janela, no entanto, é a atividade mais perigosa, pois diminui os reflexos do motorista.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, checar o celular toda hora aumenta em 400% o risco de acidente. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Ortpedia e Traumatologia realizou uma enquete que atestou que 84% dos motoristas têm o hábito de dirigir e falar ao celular, embora todos estejam conscientes de que esse é um comportamento perigoso.

Utilizar fone de ouvido no carro é igualmente prejudicial, de acordo com alguns especialistas, pois também tiram parte da atenção do motorista. A lei que considera usar celular ao volante uma infração de gravidade média é de 1995, quando os celulares no Brasil eram pouco mais de 4 milhões, hoje, chegam a 265 milhões.

Segundo os especialistas, uma pessoa demora 2,5 segundos para começar a frear diante de um imprevisto na rodovia, com o carro a 80 km/h ou a 100 km/h leva 1,5 segundos para perceber um obstáculo inesperado e 1 segundo para reagir. Caso a pessoa esteja na cidade, o tempo de reação é menor; 0,75 segundos. Os pesquisadores descobriram que o condutor leva 2 segundos para digitar dois algarismos no celular. O motorista tira os olhos da via por 2 segundos, acessa duas teclas, olha de novo para a pista e, assim sucessivamente.

E para quem argumenta que apenas checa quem está ligando, uma pesquisa da FEI calculou  o tempo necessário para o motorista pegar o telefone – no banco do passageiro – e ler o número de quem está chamando. Os estudiosos descobriram que são necessários 4,5 segundos. O tempo é cinco vezes maior do que o necessário para o motorista ver um obstáculo e reagir a ele para evitar uma colisão ou um atropelamento na cidade, que podem ser fatais.

Para os pedestres também há risco de acidentes associados ao uso do celular. A distração pode fazer com que atravessem sem olhar para os dois lados e não estejam atentos se o sinal está vermelho para os carros, aumentando o risco de atropelamentos.

O ideal é que se o uso do aparelho de celular seja urgente, o motorista encoste o carro e o pedestre pare em algum lugar seguro na calçada, realize a atividade e depois siga o seu caminho com atenção.

Com a ajuda e a atenção de todos, podemos fazer um trânsito mais seguro! 

Kopp homenageia o maior amor do mundo: o amor de mãe

Todo mundo sente que Dia das Mães é todo dia, mas há uma data no ano em que elas merecem uma atenção especial, seja para parabenizá-las ou simplesmente agradecer pelo carinho dedicado.

Para homenagear as pessoas que dão à vida, doam seu tempo e amor aos filhos, a Kopp Tecnologia presenteou as colaboradoras mães com um pingente de coração, simbolizando o maior amor do mundo. A lembrança tem o objetivo de demonstrar o valor que a Empresa dedica às mães.

Para Andréia Lucia Beckenkamp, funcionária do Centro de Desenvolvimento Humano da Empresa, só quem é mãe consegue realmente mensurar o amor que sente. “O símbolo do coração representa tudo, a dedicação, o cuidado, o carinho e o amor que dedicamos aos nossos filhos. É um amor incondicional”, comenta.

Parabéns a todas as mamães!

Adroaldo Lamaison visita instalações da Kopp Tecnologia

Na tarde desta terça-feira, 5 de maio, o professor e palestrante Adroaldo Lamaison conheceu as instalações da Kopp Tecnologia, em Vera Cruz/RS. Durante a visita guiada pela equipe de Marketing, Lamaison e o Presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), Roque Afonso Haas, puderam conhecer o processo de pesquisa, criação e produção das tecnologias desenvolvidas no local, além dos projetos elaborados.

Para o Presidente da Acisa, estreitar relações entre lideranças é fundamental para o município: “Optamos por apresentar a Kopp para o Sr. Adroaldo pelo que ela representa para a nossa cidade, sendo uma empresa em constante evolução, tanto em termos de tecnologia, quanto de segurança no trânsito”.

O projeto educativo das Escolinhas de Trânsito desenvolvido pela Kopp surpreendeu o visitante que destacou a importância de ter uma Empresa preocupada em formar pessoas e trabalhar para criar uma consciência de valorização da vida e respeito às leis de trânsito. “Uma empresa é uma escola, porque você tem um funcionário 8 horas por dia ali dentro. E, desta forma, além dele ganhar o seu sustento, ainda aprende sobre segurança, educação e preservação da vida”, salienta Lamaison.

 

Palestra: “Liderança em tempos de Crise”

À noite, alguns colaboradores da Kopp participaram da palestra motivacional para lideranças empresariais com o professor Adroaldo Lamaison, que ocorreu no salão Comunidade Santa Teresa de Vera Cruz/RS. Mais de 400 pessoas participaram do encontro.

Segurança no trânsito é o tema do movimento Maio Amarelo

Pelo segundo ano consecutivo o movimento a nível mundial está sendo divulgado e trabalhado entre os colaboradores da Kopp Tecnologia. O Maio Amarelo tem como objetivo reduzir o número de mortos e feridos no trânsito, no qual pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e motoristas possam circular com segurança.

Na manhã desta segunda-feira, 4 de maio, os colaboradores participaram de uma atividade de reflexão do seu comportamento nas estradas. Na ocasião foram distribuídos bótons para simbolizar o movimento durante o mês de maio. “A proposta é que cada um use o mês de maio para refletir sobre a sua conduta no trânsito”, comenta a pedagoga, Semia Arruda.

“É um trabalho de formiguinha, mas que através da conscientização e cada um fazendo a sua parte, abrange muitas pessoas e, principalmente, salva vidas”, acredita a recepcionista da Empresa, Jonara Elis Hoesker. Durante todo o mês de maio serão feitas ações internas e externas para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Seja responsável: siga as leis de trânsito e pratique gentileza e respeito.

Maio Amarelo, compartilhe essa ideia.

Para saber mais: maioamarelo.com