Alta velocidade de veículos é um problema em condomínios fechados
Automóveis em alta velocidade são um dos problemas mais frequentes em condomínios fechados e representa um alto risco principalmente para as crianças
Muitas pessoas buscam a segurança dos condomínios fechados para as suas famílias. Um ambiente tranquilo, longe da violência das cidades, sem muros e com muitas áreas de lazer e entretenimento para as crianças brincarem.
Esses empreendimentos são ambientes controlados que permitem a paz dos seus moradores. Suas ruas novas e com pavimentação de alta qualidade faz com que motoristas se animem e excedam os limites internos de velocidade.
A preocupação com a segurança das pessoas que transitam ou brincam às margens das ruas internas dos condomínios exige criatividade dos síndicos que por vezes escolhem por adotar quebra-molas internos, causando muito desconforto principalmente para quem precisa entrar e sair de casa várias vezes durante o dia e obrigatoriamente precisa passar por todo o sacolejar causado pelos quebra-molas, tornando o trajeto nada agradável. Segundo Julia Zart, moradora de um condomínio fechado, “o entra e sai para as atividades diárias torna o trajeto com quebra-molas muito ruim, além de danificar a suspensão do carro, tem 8 quebra-molas do pórtico até a minha casa. Cada vez que eu saio e volto são 16 passadas por cima de quebra-molas. Imagina no longo prazo o dano que é para a suspensão do carro isso”.
Outra solução encontrada é a construção de chicanes, aqueles desvios artificiais montados a fim de diminuir a velocidade de quem por ele passa como medida de segurança. “Tava passeando no condomínio olhando as construções lindas que tem na beira do lago e bati de frente numa chicane” conta Laura Fensterseifer, moradora do Enseadas, em Xangri-lá.
Como forma de colocar ordem e harmonia nas áreas de comum acesso e na circulação interna de veículos sem causar maiores transtornos para os motoristas, alguns condomínios do litoral norte gaúcho começaram a adotar a Placa Velocímetro para trazer mais segurança para os condôminos.
O equipamento utiliza tecnologia Doppler, que é a mesma usada nos radares móveis de fiscalização nas estradas do Brasil, registrando a imagem dos veículos que excedem a velocidade, com data, hora e a velocidade. O registro fotográfico da ocorrência fica disponível para ser consultado pelo responsável do condomínio, servindo de proteção jurídica em caso de acidente por abuso de velocidade e permitindo que o morador seja notificado do mau comportamento.
Disponível na versão fixa e manual (com carrinho de tração manual), a Placa Velocímetro possibilita o uso permanente ou temporário, adequando-se à necessidade do local onde será utilizada.
Ela também é uma solução eficaz em outros espaços privados com intenso fluxo de pedestres e veículos, como estacionamentos de shoppings e empresas, onde é necessário estar atento aos limites de velocidade.
Se você deseja conhecer mais sobre a Placa Velocímetro, acesse: